Criado PorMigra Seguros

As Mudanças No Comportamento do Consumidor Durante o Isolamento Social

Quanto mais cedo você começar o planejamento financeiro , melhor, mas nunca é tarde para criar metas

Nós sabemos que a pandemia trouxe diversas restrições para todos os segmentos. Companhias aéreas e de ônibus, restaurantes, comércio e serviços em geral tiveram que se adaptar à realidade imposta pela COVID-19. Com isso, os comportamentos de consumo mudaram.  No artigo de hoje nós iremos mostrar pesquisas internacionais que indicam o que mudou.  É importante entendermos os novos hábitos. Selecionamos dados do Brasil em relação a alimentação, turismo e mídia. Continue acompanhando o conteúdo!

Qual a tendência de comportamento dos brasileiros? Resumidamente e com atenção no Brasil, a pesquisa da GlobalWebIndex mostra que para 78% dos brasileiros a atual preocupação é adiar grandes compras (como carro e férias). Logo após aparece reduzir compras que faz no dia a dia, sendo uma ação importante para 58% dos entrevistados. Então o que o brasileiro irá fazer por conta da pandemia?

- Adiar grandes compras (carro, viagem) 78%;
- Reduzir compras que faz no dia a dia 59%;
- Esperar que produtos entrem em promoção 40%;
- Reduzir compromissos financeiros regulares (exemplo: assinatura de algum serviço) 38%;
- Usar economias 31%;
- Procurar por opções de pagamento flexíveis 28%;
- Comprar mais no cartão de crédito 20%;
- Pegar um empréstimo 7%;

Alimentação e o consumo: A McKinsey & Company pesquisou a intenção de compra de lanches, delivery e bebidas alcoólicas das pessoas durante esse período de isolamento:
- 51% não querem gastar dinheiro com bebidas alcoólicas e só 13% comprariam mais bebidas;
- 44% querem economizar com delivery, mas 28% estão dispostos a pedir mais comida em casa;
- 40% dos participantes da pesquisa querem gastar menos com lanches, enquanto 15% afirmam que gastariam mais.
Os resultados sobre a alimentação mostraram que os brasileiros estão mais dispostos a economizar do que comprar

Mercado / supermercado e o consumo: Já em um movimento contrário, os brasileiros esperam gastar mais dinheiro com alimentos essenciais para as refeições. Entre os entrevistados, 39% responderam que tinham a intenção de comprar mais comida. Apenas 16% afirmaram que gastariam menos. Na pesquisa da McKinsey & Company, essa foi a categoria que mais teve aumento na intenção de compra. 

Turismo / Viagens / Férias como ficam? Segundo algumas pesquisas analisadas: viagens e férias são o investimento que os brasileiros mais estão deixando de lado. Para 39% dos participantes do levantamento da GlobalWebIndex, o turismo não é uma prioridade. A mesma pesquisa mostra que com o passar do tempo cresce o desinteresse em viajar.

Qual compra o brasileiro irá priorizar primeiro? Para os participantes da pesquisa da GlobalWebIndex viagens e férias serão o investimento prioritário entre as compras que tiveram de deixar para depois por conta do coronavírus:
- Férias / viagens curtas 19%;
- Roupas 16%;
- Viagens a negócios 13%;
- Eletrodomésticos 12%;
- Smartphone 12%;
- Carro / veículo 11%;
- Notebook, tablet, computador 11%;
- Móveis 9%;
- Itens de luxo 2%;
- Seguros 1%;
Créditos: Coronavirus Research - April 2020 - Multi-market research wave 3

Mídia e Entretenimento: Vídeos: a pesquisa da GlobalWebIndex mostrou que assistir vídeos dentro de casa é a atividade mais popular entre os brasileiros durante esse período:
- 61% dos entrevistados têm passado mais tempo no YouTube;
- 59% assistem os programas e filmes de serviços de streaming, como Netflix; Essas duas atividades continuarão populares com o fim da pandemia, mas terão sua prioridade invertida:
- 30% afirmam que vão continuar assistindo programas e filmes de serviços de streaming, como Netflix;
- 28% vão continuar navegando no YouTube;

Tempo em redes sociais: Depois de vídeos, os brasileiros afirmam que vão passar mais tempo nas redes sociais: 
- 56% usarão mais aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Facebook e Messenger;
- 55% vão acessar mais o Instagram, Facebook, entre outras redes sociais;
Essas atividades ainda ficarão presentes na rotina dos brasileiros depois da pandemia:
- 25% continuarão a ficar mais tempo em aplicativos de mensagens instantâneas;
- 22% ficarão mais tempo nas redes sociais; Outro levantamento da GlobalWebIndex feito com 45 países mostrou que nós brasileiros só perdemos para os filipinos. A média do Brasil nas redes sociais é de 3h45, enquanto os cidadãos das Filipinas ficam 4h01.

E depois que a pandemia passar, como os brasileiros vão preferir consumir?
- Comprar mais online é a preferência de 42% dos respondentes da pesquisa da GlobalWebIndex;
- O online também continuará como preferência de pesquisa de produtos antes de visitar as lojas para 36% dos brasileiros; Durante todo o artigo esses foram os dados mostrados nas pesquisas que analisamos para entender o comportamento do consumidor durante esse momento de pandemia.
Quer acessar mais conteúdos interessantes como esse? Acesse o nosso Blog ou Siga-nos no Instagram!

Fontes: McKinsey & Company, empresa de consultoria de gestão que atua em diversos países do mundo / GlobalWebIndex, empresa internacional de pesquisa de mercado / Nielsen Media Research, empresa global de informação, dados e medição.