Veja quando é a hora de contratar um profissional de finanças.
Seguro fiança - É a modalidade de garantia locatícia que mais cresce no mercado, além de acabar com a procura por fiador e poder fechar negócio de maneira mais rápida e simples. Vamos esclarecer algumas dúvidas abaixo:
O que é o Seguro Fiança? É uma das 4 formas de garantia aceitas pela Lei do Inquilinato. conhecido também como
seguro aluguel, além de ser a garantia mais abrangente que as tradicionais, como Caução e Fiador, porque conta com cobertura de até 30 meses de aluguel e condomínio. Em caso de inadimplência, garante ao proprietário do imóvel o pagamento dos aluguéis e de outros encargos assumidos na locação. Trabalhando com Seguro Fiança, as Imobiliárias conseguem diminuir a inadimplência, pois em caso de sinistro, as Seguradoras auxiliam na cobrança e conseguem negociar com os inquilinos, fazendo com que muitos regularizem os pagamentos por perceberem existe uma instituição financeira responsável pela operação e por cobrar a dívida. Este tipo de seguro pode ser utilizado na locação de imóveis residenciais, comerciais e não residenciais (consultórios e escritórios, por exemplo) localizados exclusivamente em regiões urbanas.
Quais são as vantagens deste tipo de Seguro?
- Não precisar de um fiador: O seguro fiança substitui a figura do fiador, facilitando o processo. O custo do seguro pode ser parcelado: na MigraSeguros o Seguro pode ser parcelado em 12x sem juros.
- Serviços de reparos emergenciais: Imobiliárias e administradoras devem saber que poderão acionar a assistência 24 horas da seguradora quando precisar de algum reparo emergencial no imóvel, que tenha cobertura do Seguro, além de ter à disposição outros serviços bastante úteis como: fixação de ventilador de teto, limpezas de caixas d’água, entre outros.
O que o Seguro Fiança cobre?
A
cobertura básica, que obrigatoriamente deve ser incluída no seguro, garante ao proprietário o recebimento dos aluguéis e encargos (IPTU, Condomínio, Luz, Água e Gás) em casos de inadimplência. O Aluguel tem cobertura de até 30 meses, e os demais encargos tem cobertura de 6 meses.
Mas tem sido cada vez mais comum nas Administradoras, colocar coberturas extras além do aluguel mensal, para garantir cobertura para demais custos envolvidos em eventual sinistro.
As principais
coberturas adicionais, que opcionalmente poderão ser incluídas no seguro, são pintura interna, externa (recomendado para casas), danos ao imóvel e multa contratual. As coberturas são de até 6 meses do valor do aluguel.
Como acontece o processo da contratação do Seguro?
A contratação do seguro fiança locatícia sempre deve ser feita por intermédio de uma Corretora de Seguros devidamente credenciada a SUSEP (Superintendência Geral de Seguros Privados), que é uma empresa credenciada pela Seguradora para oferecer seus produtos ao mercado. Hoje existem empresas que além de serem Corretoras de Seguros são Startups que trazem soluções diferenciadas para o Mercado Imobiliário, como é o caso da MigraSeguros. As soluções trazem condições especiais de preço e parcelamento, treinamentos e materiais de marketing, facilidade na contratação, agilidade na resolução de sinistros e revenue share (divisão de comissionamento).
Veja o passo a passo da
contratação do seguro fiança locatícia até a
emissão da apólice:
- Aprovação do Cadastro: Após escolha do imóvel, é preciso tramitar a aprovação do cliente na Seguradora, preenchendo um formulário com os dados do Locatário. Na maioria das vezes, a aprovação ou reprovação do cadastro já é passada na primeira resposta da MigraSeguros em até 24 horas, mas pode acontecer de a Seguradora solicitar documentos adicionais para entender melhor o perfil do cliente.
- Envio dos documentos: Cerca de 65% dos casos são aprovados na hora. Para os outros 35%, são solicitados documentos, como cópia do RG e Comprovante de Renda, por exemplo, para concluir a análise cadastral junto a Seguradora. Isso é feito através do sistema da MigraSeguros. Cerca de 20% dos casos são aprovados, e outros 10% acabam sendo negados - o que acaba sendo um crivo importante para a Imobiliária ter uma ideia do quanto ela precisa checar o perfil do cliente antes de oferecer uma garantia alternativa para alugar o imóvel.
- Elaboração da proposta: Aprovado o cadastro, o corretor de seguros seguirá com a elaboração da proposta. É nesta hora que serão negociadas as coberturas, forma de pagamento e a vigência da apólice.
- Assinatura do contrato de locação: Elaborada a proposta, será preciso incluir as cláusulas sugestivas no contrato de locação. Entre outras coisas, ela informará que o seguro fiança será a garantia locatícia do contrato. As cláusulas de cada Seguradora estão disponíveis no sistema da MigraSeguros. Feito isso, segue-se com a assinatura do contrato de locação. Importante: a não utilização das Cláusulas pode implicar em perda de garantia.
- Emissão da apólice: O contrato de locação, juntamente com a proposta do seguro e o laudo de vistoria do imóvel (se necessário) deverão ser encaminhados à MigraSeguros para a emissão da apólice, que ocorrerá em poucos dias, após análise dos documentos e comprovação do pagamento. A apólice é o documento pelo qual a seguradora sinaliza quanto a aceitação do seguro e onde constam detalhadamente todas as suas informações: início e fim da vigência, coberturas e serviços incluídos, cláusulas contratuais, entre outras coisas. Importante: Em função do corte do faturamento, alguns negócios podem ter até 45 dias para a cobrança da primeira parcela e para não ferirmos o Decreto (DEC 61.589/1967), sobre a obrigação do pagamento do prêmio no prazo máximo de 30 dias contados da data da emissão da apólice, seguramos as transmissões até que o intervalo chegue nos 30 dias determinados.
Nossa Startup de Seguros é parte essencial neste processo. Realize a contratação do Seguro Fiança de forma rápida, segura, eficiente e tecnológica. Nossos parceiros são as seguradoras líderes de mercado: Porto Seguro, Liberty e TokioMarine.
Quer saber mais? Fale conosco clicando aqui