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Imobiliária: saiba como escolher o melhor seguro para seus clientes

Por que você deve definir metas para o seu orçamento e assim conseguir o sucesso financeiro pessoal

Garantir a proteção do patrimônio é extremamente necessário, principalmente para imobiliárias que trabalham com administração de locações e de condomínios. É possível assegurar-se contra incêndios e outros tipos de sinistros, o que evita preocupações e dores de cabeça para os clientes.

Por isso, na hora de escolher o seguro ideal para oferecer aos seus clientes, é preciso estar atento à algumas questões que vão muito além do preço.

Nós separamos alguns itens que necessitam ser analisados antes da negociação final. Confira!

Tipos de seguro

Existem alguns obrigatórios e outros opcionais. Além da tranquilidade e garantia de pagamento durante imprevistos, os seguros também oferecem diversos benefícios, tanto para o cliente, quanto para a imobiliária. Por isso, vale a pena contratar para evitar prejuízos futuros para todas as partes.

Os seguros mais comuns utilizados pelas Imobiliárias, são:

Seguro Incêndio

Este Seguro é obrigatório nas Locações de Imóveis pela 
Lei nº 8.245 de 18 de Outubro de 1991  que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.

O artigo 22 da Lei de Inquilinato estabelece as obrigações do locador, dentre elas a presente no inciso VIII, referente ao pagamento dos impostos, taxas e do prêmio de seguro complementar contra fogo. Vejamos:

Art. 22. O locador é obrigado a:
(…)

VIII - pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato;

Conforme se percebe da leitura da parte final do artigo, é possível transferir ao locatário a obrigação de pagar as referidas cobranças. Portanto, pode-se estabelecer a transferência da obrigação de acordo com a cláusula seguinte:

Cláusula Décima Quinta - Além do aluguel avençado, é de obrigação do LOCATÁRIO o pagamento das taxas e impostos que incidam ou possam incidir sobre o imóvel, tais como as despesas com água, luz, telefone, condomínio, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), seguro contra incêndio, bem como as despesas advindas do atraso destas.

Esse seguro é obrigatório na hora de locar um imóvel, a única cobertura exigida por lei é contra fogo. Porém, muitas administradoras também contratam cobertura para vendaval e granizo e assim dar um respaldo ainda maior aos proprietários e inquilinos. Algumas ainda protegem as despesas com aluguel para, caso o imóvel tenha que ser desocupado por incêndio, o proprietário continue recebendo em dia, por até 6 meses. Pode incluir também as coberturas de assistências 24 das Seguradoras, como: chaveiro, eletricista, vidraceiro, etc. O responsável pelo pagamento, na maioria das imobiliárias é o Locatário do Imóvel.

Seguro Conteúdo

Este Seguro é opcional.

Este Seguro é muito comum para proteger unidades residenciais ou empresariais em condomínios, mas também podem ser feitos para proteger os itens trazidos pelos inquilinos nas Locações. Veja o que ele protege: eletrônicos e eletrodomésticos, móveis, utensílios, vestuário, etc.) contra incêndios e explosões. Pode incluir também as coberturas de assistências 24 das Seguradoras, como no Seguro Incêndio.

Fiança Locatícia

Seguro fiança, da qual é dispensada a necessidade de um fiador para alugar o imóvel. Cobre pagamento de aluguel e multas, e também pode cobrir despesas extras, como: pintura e reforma do imóvel, IPTU, luz, água, etc.

Existem Seguradoras que oferecem cotações com valores de 10 a 20% do valor do Aluguel. Certifique-se de escolher a parceira certa não pelo preço, mas pela solidez e confiança nos serviços prestados.

Seguro de Condomínio:

O seguro condomínio é obrigatório por lei, de acordo com o Decreto-Lei 73/1966, a Lei 4.591/1964 e o Código Civil (Lei 10.406/2002, artigos 1.346 e 1.348, inciso IX), que cita: “é obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.

Muito utilizado em Administradoras de Condomínios, que auxiliam os Síndicos enviando cotações, orientando nas melhores coberturas e Seguradoras. O repasse do valor do Seguro faz parte da taxa de condomínio do edifício. Contratar o Seguro de Condomínio é uma responsabilidade do Síndico do Condomínio, e é obrigatória a contratação de Seguro de Vida para os funcionários, de acordo com a convenção da categoria. Existem algumas coberturas extras que são importantes, como responsabilidade civil e danos morais, placa dos elevadores, vazamento de canos e tubulações, impacto de veículos, dentre outras. Faremos uma matéria específica sobre Seguro de Condomínios em breve.

Como escolher o melhor seguro para seus clientes

Na hora de escolher os seguros ideais para ofertar aos clientes, é essencial que a imobiliária conheça as diferentes opções disponíveis no mercado. Também é importante se certificar de que, além das vantagens e condições para ambas as partes, o contrato atenda todas as necessidades do cliente.

Confira essas dicas cruciais para escolher o seguro ideal para os clientes da sua imobiliária!

Pesquise seguradoras e corretoras com experiência no mercado

A credibilidade e a experiência vêm em primeiro lugar, ainda mais quando se é empresário e carrega a responsabilidade de oferecer o melhor aos clientes.

Pesquise se a corretora de seguros está cadastrada na SUSEP - Superintendência de Seguros Privados - através do site. E para ficar ciente do comprometimento e qualidade do serviço entregue pela seguradora e corretora, também vale pesquisar sobre a da empresa em sites como o ReclameAqui.

Uma pesquisa feita com calma e cuidado pode evitar muitos problemas para você e para o locatário do imóvel.

Busque facilidade na operação

Existem seguradoras que emitem um boleto para cada seguro. Já imaginou ter 100 boletos de seguro para pagar num mês? Mesmo parecendo algo ultrapassado, se não for bem estruturada, a operação pode dar um certo trabalho, por isso vale verificar se a Seguradora trabalha com Data de Corte - isso facilita a organização dos seguros contratados e cancelados no mês, e a junção de todos num único boleto. Assim o controle e a facilidade são maiores.

Apólices

Atualmente não é mais necessário envio de apólices pelo correio. A SUSEP exige que a apólice seja emitida, porém, hoje em dia gastar papel, envelope e custo de correios, além de ser caro, não é sustentável e positivo para a natureza. Por isso, verifique se a Seguradora disponibiliza as apólices online. Você pode enviar on-demand ao cliente que pedir a apólice, por email. Sem stress com greve nos Correios e sem prejudicar a Natureza 

Busque os melhores serviços e facilidade

Para oferecer o melhor seguro aos seus clientes, é necessário avaliar bem o que cada seguradora cobre. Além de ter um produto completo, busque um parceiro comprometivo com você que entregue cotações com rapidez e agilidade. Que conheça bem os produtos e serviços, saiba orientar a sua equipe para trabalhar da forma certa e em conformidade com a Lei.

Além disso, um software para imobiliárias pode ajudar na gestão de finanças, relacionamento com clientes e contratos.

Agora que você já sabe a importância de ter seus imóveis assegurados e recebeu algumas dicas de como escolher um seguro de qualidade, que tal conhecer uma forma simples e muito menos burocrática de iniciar o processo de contratação?

Migra Seguros oferece a intermediação de todas as etapas, desde a escolha da seguradora e contratação, até a cobrança mensal e automática no aluguel dos seus clientes. Clique aqui para saber mais!